Reinaldo

Parlamentares se mobilizam para instalação de CPI da espionagem americana via @Reinaldo_Cruz

Edward Snowden detonou esquema de espionagem e deu inicio a crise
O Congresso quer participar ativamente do processo de investigação das denúncias de espionagem dos Estados Unidos no Brasil e pretende instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado.

Para criar uma comissão de inquérito é necessário que um terço dos parlamentares, ou seja, 27 senadores, apoiem a iniciativa. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), afirmou que 40 senadores já assinaram o documento.

Segundo a senadora, o objetivo é colaborar com o governo na apuração das denúncias.

— A comissão é um instrumento importante porque não estamos diante de um problema do governo brasileiro, estamos diante de um problema do Estado brasileiro. O Congresso, que dispõe de um instrumento, deve colaborar com as investigações.

As declarações foram dadas durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores no Senado, convocada para debater as providências que serão adotadas depois das denúncias de espionagem americana em território brasileiro.

A senadora, no entanto, não especificou se a CPI teria a participação de deputados, além dos senadores. Nesse caso, seria uma comissão mista de inquérito, o que exige um número maior de assinaturas.
Leia mais:Parlamentares se mobilizam para instalação de CPI da espionagem americana - Notícias - R7 Brasil

Comentários

Questão

Metrópoles