Reinaldo

Adesão do PSDB-PE ao Governo Eduardo Campos aumenta rumores de Aliança entre PSDB e PSB

Sérgio Guerra foi o articulador que levou o PSDB-PE a aderir ao Governo Campos
     Antes que o calendário apontasse para o ano eleitoral, o PSDB anunciou a sua adesão à base aliada do governo pernambucano na segunda-feira. Até ai nada demais, por que apesar de PSB e PSDB terem pré candidatos para duelar pelo Planalto em outubro, a aliança pode ser vista apenas como estratégia regional de ambos os partidos e seus pretensos candidatos.
Mas pode não ser bem assim, e ai tem tudo demais, pois reforçam as especulações de Aécio Neves, estaria disposto a desistir de uma eventual candidatura para compôr com Eduardo Campos. Impossível não é, improvável talvez seja, por que mesmo que os dois partidos se coliguem para a eleição, criaria outras arestas que também representam problemas, tanto na disputa pelo Planalto, quanto no processo sucessório em Pernambuco. 
      Segundo o governador, Eduardo Campos, a adesão da legenda, que possuía até outro dia a liderança da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), é resultado do modo respeitoso com o qual ele teria lidado com os opositores ao longo dos anos, tese essa comprovada no estado. "É essa coerência que nos permite, hoje, meu prezado companheiro e amigo Sérgio Guerra, receber de maneira formal na base de sustentação do nosso governo o Partido da Social Democracia Brasileira, que você preside no nosso Estado e já presidiu no Brasil", disse em tom de campanha o Governador.
     Não se sabe ao certo se nos meandros do acordo estariam articulando uma parceria já no primeiro turno da eleição nacional, ou se estariam selando uma união visando um possível segundo turno este ano. Foi Sérgio Guerra quem negociou diretamente com Eduardo Campos a adesão do PSDB ao Governo do Estado, isso quando aumentam os rumores que Aécio Neves estaria pensando em desistir da disputa, e como a cúpula paulista do partido esta ás voltas com a investigação do "Propinoduto", não restaria outra alternativa senão apoiar Campos, com ou sem Marina Silva. 
     O anúncio da adesão nos últimos dias de 2013, porém, causou desconforto no partido, pois alguns dos principais líderes de oposição do PSDB não chegou a ser comunicada antes do comunicado. Com isso PSDB e PSB devem acertar um acordo para que haja um palanque duplo no Estado, caso venham a ter as duas candidaturas presidenciais no primeiro turno, a do governador pernambucano e do senador mineiro.
Leia mais: Adesão do PSDB ao Governo do Estado é exemplo da ´nova política` - Blog de Jamildo


Comentários

Questão

Metrópoles