Reinaldo

Condenado, Asdrúbal Bentes será forçado a renunciar pelos seus pares no PMDB

É uma situação que já esta ficando comum no Congresso Nacional, políticos condenados pela justiça tendo que entregar os mandatos que lhes foram conferidos pelo povo. 

Todos os que se colocaram nesta posição, o fizeram por trair a confiança da população ao ter um desvio de conduta, a renuncia é pouco para este tipo de político.

Um dia após sustentar que não pensava em renunciar ao mandato mesmo com a prisão decretada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) mudou o discurso hoje e disse que vai fazer consultas aos líderes da Casa e a sua família para decidir seu futuro político. 

Ele afirmou à reportagem que vai começar as sondagens na segunda-feira, quando retorna para Brasília. Ontem, o STF analisou recurso apresentado pelo deputado, condenado na corte em 2011, e manteve a sua sentença de 3 anos e 1 mês de prisão, em regime aberto na prática, ele terá de ficar em casa nos fins de semana e feriados e entre as 21h e as 5h nos dias úteis. 

Segundo o Ministério Público, ele pagou laqueaduras - cirurgia para que mulheres não possam mais ter filhos - em troca de votos nas eleições municipais de 2004. 

"Não quero fazer nada de forma precipitada. Vou consultar as lideranças, vou consultar o partido, vou consultar minha família para decidir o que vou fazer. Quero amadurecer todas as ideias antes de decidir", disse Bentes. 

A Câmara dos Deputados ainda não foi comunicada oficialmente pelo Supremo sobre o pedido de prisão do congressista. Após receber o informe do tribunal, a cúpula da Câmara vai marcar uma reunião para decidir sobre a abertura do processo de cassação, pois a Constituição prevê a perda do mandato em caso de sentença criminal. 

Nos bastidores, integrantes do comando da Câmara admitem que o caso provoca constrangimento ao Legislativo. Alguns parlamentares defendem que ocorra um movimento para pressionar Bentes a renunciar para evitar o desgaste de um processo de cassação e também para a imagem da instituição.
Leia mais: Condenado, Asdrúbal Bentes diz, agora, que fará consulta para decidir renúncia :: Diário Agora :: Politica


Comentários

Questão

Metrópoles